Blog - Eventos

Postado em 06 de Dezembro de 2013 às 15h32

Alongamento - Sua Importância e Sua Relação

Dicas de Saúde (13)
Training Park Academia Novo Conteúdo 24 Na sua ampla maioria, o histórico literário sobre o alongamento dá a devida importância sobre o uso do alongamento antes e/ou depois da prática da atividade física,...

Na sua ampla maioria, o histórico literário sobre o alongamento dá a devida importância sobre o uso do alongamento antes e/ou depois da prática da atividade física, atuando efetivamente no aquecimento gradual das articulações e músculos, preparando assim o corpo para o esforço que será submetido, atuando como forte elemento de proteção e prevenção de lesões, de estiramentos, de tendinites e de rompimento de ligamentos.

Porém, nos dias de hoje, os hábitos diários e o comportamento das pessoas tem os levado cada vez mais, através de suas rotinas de principalmente estar muito tempo na posição “sentada”, seja na área profissional ou no seu cotidiano caseiro, encontrar neste novo estilo de vida a causa de um intenso encurtamento dos músculos e tendões.

Para tal, costumo defender e propagar a idéia de que podemos estar atacando este malefício através do simples movimento de alongar nos primeiros momentos do dia, ao acordar.

Usando de movimentos leves de espreguiçar, puxar e estender os músculos, sempre acompanhado de um movimento respiratório profundo, que de uma forma estaríamos imitando os animais quando acordam, estaremos criando novos hábitos que proporcionarão bons resultados, ótimas sensações de bem estar, de prazer e de consciência corporal.

Segundo o Prof. Abdallah Achour Jr., ele diz que: “não se importe com a conquista da flexibilidade, mas sim com a melhora da qualidade do movimento”, portanto, independentemente do sexo e da faixa etária, através da técnica da forma de execução dinâmica ou estática, pratiquemos regularmente a atividade de alongamento, garantindo assim a funcionalidade na amplitude dos movimentos.

Independentemente da idade de cada pessoa, o estar alongado irá proporcionar uma melhor postura, melhor circulação sanguínea, obtendo maior proteção as articulações e podendo prevenir as doloridas artroses e artrites..

Vale ressaltar que para cada caso devemos adotar diferentes estratégias para o melhor uso do alongamento. Buscando sempre uma orientação de um Profissional de Educação Física registrado e qualificado, estes pontos serão orientados de acordo com o foco e o objetivo de cada pessoa, partindo sempre da premissa de fazer os exercícios do mais fácil para o mais difícil.



Prof. Regis Soares
Cref 03/SC nº 00009 – G
Personal Trainer
Training Park Personal Academia
Chapecó - SC

Veja também

Eles Tem a Força...06/12/13 Foi-se o tempo de uma pessoa que está no time da melhor idade ficar só na caminhada ou nas aulas de piscina, em geral indicado por profissionais da área da saúde. Perguntamos: O que envelhece primeiro, os músculos esqueléticos ou o miocárdio (músculo do coração)? Acertou quem afirmou ser a primeira opção. Diante disso, devemos......
Estilo de Vida e Hábitos Saudáveis22/09/15 Frequentemente nos deparamos com dicas, guias, manuais sobre a boa prática esportiva e suas consequências. Entretanto, apesar da procedência de alguma informação com dado científico, raramente elas estão......
Sedentarismo aos 40 prejudica a saúde do cérebro02/05/16De acordo com um novo estudo, pessoas sedentárias na meia-idade podem ter redução do volume cerebral e envelhecimento acelerado Ser sedentário aos 40 anos pode contribuir para o envelhecimento e redução do volume cerebral na terceira idade. É o que diz um estudo publicado recentemente na revista científica Neurology. A pesquisa, realizada por......

Voltar para Blog