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Postado em 06 de Dezembro de 2013 às 15h38

Eles Tem a Força...

Dicas de Saúde (13)
Training Park Academia Novo Conteúdo 26 Foi-se o tempo de uma pessoa que está no time da melhor idade ficar só na caminhada ou nas aulas de piscina, em geral indicado por profissionais da área da saúde. Perguntamos:...

Foi-se o tempo de uma pessoa que está no time da melhor idade ficar só na caminhada ou nas aulas de piscina, em geral indicado por profissionais da área da saúde.
Perguntamos: O que envelhece primeiro, os músculos esqueléticos ou o miocárdio (músculo do coração)?

Acertou quem afirmou ser a primeira opção. Diante disso, devemos estimular estas pessoas a obter ganhos funcionais e morfológicos através do engajamento aos Programas de Treinamento de Força.
Segundo os pesquisadores Fleck e Kraemer, 1999, a força muscular tem seu maior declínio entre a sexta e sétima década de vida, atingindo aproximadamente 15% por década e depois disso, segundo Larsen, 1978, apud Fleck e Kraemer, 1999, o percentual de perda vai para 30%.

Esta situação decorre devido a falta de atividade física e mobilidade natural reduzida, alterações endócrinas tais como: diminuição dos receptores de testosterona e GH, diminuição da síntese proteica, ingestão inadequada de nutrientes, queda da velocidade e frequência de condução dos estímulos nervosos para os músculos, perda da velocidade de contração das fibras brancas tipo II (fibras de força, potência e velocidade), atrofia muscular pela perda de cálcio e menor capacidade de absorção deste cálcio...

Então, o que fazer para alterar significativamente este quadro?
Quando a pessoa for inserida num programa regular de atividade física, com foco no Treinamento de Força, praticado 3 X / semana, numa quantidade geralmente de 10 exercícios, que primem em atender os membros superiores e inferiores, que incluam movimentos de deslocamentos com mudança de direção, objetivando o equilíbrio muscular, dando prioridade para exercícios dinâmicos, cuidando devidamente das pausas entre as séries e exercícios, os resultados positivos aparecem na forma de melhora significativa de forças dos membros exercitados, aumento da área das fibras tipo I (lentas) e tipo II (rápidas), evidencias na melhora dos movimentos básicos como sentar, levantar, caminhar, diminuição nos níveis de dor, da melhor percepção de saúde mental, consequentemente menor uso de medicamentos e de internações hospitalares.

Precauções e Sugestões:
Sempre procure orientações com Profissionais da área da saúde adequados, especializados e registrados. Faça exames clínicos e de avaliação funcional antes de iniciar um programa físico, a fim de analisar e avaliar devidamente todo e qualquer fator de risco e assim buscar suas necessidades reais.
Busque uma orientação alimentar adequada ao seu novo momento, pois o excesso de calorias consumido, sejam elas proveniente de qualquer fonte, pode aumentar, de maneira direta ou indireta, o seu estoque de energia.

Identifique um espaço físico licenciado e registrado no Conselho Federal, com fácil acesso, local arejado, bem iluminado, com equipamentos bem conservados, de bom deslocamento interno, em horários de menor movimento, de boa convivência social e, por fim, com Profissionais da Educação Física devidamente habilitados e registrados para realizarem o seu melhor atendimento, atendendo suas expectativas e melhor, gerando bons resultados.

Agora mãos a obra! Bons treinos para você.

Prof. Regis Soares
Cref 03/SC nº 000009 – G
Personal Trainer
Training Park Personal Academia
Chapecó - SC

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