Blog - Eventos

Postado em 06 de Dezembro de 2013 às 15h29

O Brasil e a Relação com a Obesidade

Dicas de Saúde (13)
Training Park Academia Novo Conteúdo 21 Atualmente no nosso país a questão da obesidade adquire cada vez mais importância na nossa avaliação, não somente com interesse estético, mas principalmente...

Atualmente no nosso país a questão da obesidade adquire cada vez mais importância na nossa avaliação, não somente com interesse estético, mas principalmente com o foco da “qualidade de vida” e preventivo às suscetíveis doenças futuras como: hipertensão, diabetes, câncer de pâncreas, sistema cardiovascular e, sobretudo relacionado ao movimento, sobrecarga da estrutura articular.

Segundo dados recentes obtidos através do Instituto Einstein, no Brasil, nas últimas três décadas, houve um crescimento acentuado da população de obesos, nos adultos chega a atingir metade de sua população, nas crianças de 5 a 9 anos chega atingir até 30%. Os homens adultos tiveram um crescimento de 31,5%, com propensão de desenvolver doenças como câncer de próstata e as mulheres adultas um crescimento de 19,3%, com propensão de desenvolver doenças como câncer de mama e endométrio, caracterizando uma epidemia da obesidade em nosso país, sem falar dos prejuízos mútuos como a depressão, a ansiedade e pouca produtividade profissional.

Vemos que um dos pontos chave para alcançarmos o sucesso na reversão deste delicado quadro está na orientação e educação infantil escolar, conscientizando e educando as crianças estaremos atingindo a população em geral para novos hábitos.
Quando incluímos a atividade física no cotidiano da criança, muitos são os benefícios oriundos através das experiências motoras, estimulando assim o seu desenvolvimento. Criando uma criança fisicamente ativa muito provavelmente teremos um adulto fisicamente ativo e livre de doenças crônicas.

A atividade física orientada, quando praticada entre 3 e 5 vezes por semana, com os devidos cuidados alimentares, pode muito contribuir para prevenir e tratar diversas doenças, onde ressaltamos a importância de ser prescrito por um “Profissional”, para que possa avaliar a “dose” correta dos exercícios, realizando sempre de forma individualizada e progressiva.

Vamos fazer a nossa parte. Não abra mão de melhorar sua saúde. Procure sempre um profissional especialista para fazer uma avaliação médica e uma avaliação funcional para servir como instrumento de segurança e manutenção de saúde.
Viva mais e melhor!

Prof. Regis Soares
Cref 03/SC nº00009 – G
Personal Trainer
Trainng Park Personal Academia

Veja também

Estilo de Vida e Hábitos Saudáveis22/09/15 Frequentemente nos deparamos com dicas, guias, manuais sobre a boa prática esportiva e suas consequências. Entretanto, apesar da procedência de alguma informação com dado científico, raramente elas estão adaptadas a realidade da condição individual. É importante avaliarmos o valor que a sociedade dá para a aparência física,......
Eles Tem a Força...06/12/13 Foi-se o tempo de uma pessoa que está no time da melhor idade ficar só na caminhada ou nas aulas de piscina, em geral indicado por profissionais da área da saúde. Perguntamos: O que envelhece primeiro, os músculos......
Densidade Óssea e Atividade Física06/12/13 Muito se fala sobre os benefícios ou malefícios dos efeitos do sol sobre a população, das suas implicações no que se refere aos horários adequados para sua exposição, se tornando um assunto......

Voltar para Blog